INSTITUCIONAL

O Crescimento vem com o Reconhecimento

Sobre a ABLAquariofilia

A Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia – ABLAquariofilia, é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu da necessidade de orientar sobre as exigência legais, e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da aquariofilia no Brasil, para que possamos alcançar o real potencial que esta atividade tem no nosso país.

Para isso contamos atualmente com uma gestão técnica e capacitada, onde estaremos discutindo o futuro da aquariofilia pautados em dados técnicos e científicos. Assim convidamos a todos os membros desta cadeia produtiva a participarem da construção deste novo horizonte da aquariofilia brasileira com a filiação junto a ABLAquariofilia.

O Início

Em abril de 2008, devido ao crescimento do tráfico internacional de animais, rochas, plantas, etc., oriundos do Brasil, houve uma intensificação na fiscalização em lojas de aquariofilia em todo o território nacional, com o objetivo de conter ações ilegais. Infelizmente, por falta de informação de muitos lojistas, estes acabaram sendo confundidos com traficantes de animais da fauna brasileira. As maiorias dos lojistas acreditavam que comprando com nota fiscal de um fornecedor autorizado, a legitimidade da mercadoria estava garantida.

Pré-Fundação

Constatou-se, portanto, desconhecimento sobre  as  exigências  legais  e  os procedimentos necessários para esse  tipo de comércio. Em maio de 2008, 12 lojas se reuniram e decidiram fundar uma associação para possibilitar o fortalecimento do setor através da união, da conscientização e da disseminação das informações pertinentes a legalização e a proteção do ecossistema de nossos mares.

Fundação

Foi então que em 10 de junho de 2008, em uma reunião realizada na presença de 12 lojistas, foi constituída a ABLA – Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia, através da eleição de sua Diretoria e de seu Conselho, tendo sido eleito por unanimidade o senhor Ricardo Dias dos Santos, como primeiro Presidente.

2015

Portaria INMETRO nº361/2015, determina que a certificação estabelecida pela Portaria Inmetro n.º 371/2009 passa a ter caráter voluntário para os aparelhos elétricos de aquariofilia.

2016

Reformulação do estatuto da ABLAQUARIOFILIA com a inclusão da figura do sócio honorário.

2019

Liberação para importação de crustáceos, ciprinídeos
e moluscos no Brasil através da publicação dos requisitos sanitários de importação.

2020

Publicação da Instrução Normativa SAP/MAPA nº10/2020 com as novas diretrizes para o ordenamento da atividade de comércio de organismos aquáticos vivos.

2021

Publicação da Portaria SAP/MAPA nº17/2021 com a republicação da norma das diretrizes ao ordenamento da atividade ornamental em nosso país.

O Impacto

Certamente a criação da ABLA é um marco para o setor que se fortalece através da união, e com a possibilidade da cadeia produtiva participar das discussões das normas que estabelecem as regras para a atividade de comércio de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia, com conseqüente aprimoramento das legislações, permitirão o desenvolvimento sustentável da atividade no Brasil.

Nossos Objetivos

Apoio ao Comércio

Apoio ao comércio

Promover e apoiar o comércio de aquariofilia através da profissionalização e da moralização da atividade.

Regulamentação

Regulamentação

Auxiliar na regulamentação, orientando os estabelecimentos dos seus Associados.

Informação

Informação

Funcionar como o canal para receber e distribuir informações sobre a atividade.

Parcerias

Parcerias

Realizar parcerias com profissionais habilitados para atuar junto dos estabelecimentos comerciais de seus Associados.

Revisão de Normas

Revisão de Normas

Pesquisar, analisar e colaborar na revisão de antigas e futuras normas regulamentadoras.

Assessoria Jurídica

Assessoria Jurídica

Prestar assessoria jurídica específica para o ramo de aquariofilia.

Diretoria e Conselho

Diretoria Constituída em Junho/2021 com Gestão 2021 a 2023

Ricardo Dias

PRESIDENTE DA ABLAQUARIOFILIA

Ivan Silva

VICE PRESIDENTE DA ABLAQUARIOFILIA

Felipe Weber

ASSESSOR TÉCNICO

Eros Romão

ASSESSOR JURÍDICO

Denis Kon

Tesoureiro

Fábio Alencar

Conselheiro 1

Paulo Rodrigo Gasparini

Conselheiro 2

Nossas Reuniões são divulgadas através de Editais de Convocação via e-mail e site, com antecedência de sete dias.

As reuniões acontecem sempre em lojas associadas, após o expediente. E para quem não possa participar pessoalmente, dispomos de videoconferencia on-line,  para que todos se conheçam e se tornem um grupo forte para que possamos unidos alcançar nossos objetivos.

Nossos Parceiros

Marcas que fazem toda a diferença para o Aquarismo Nacional

Se você está lendo...

esse local é uma oportunidade para sua marca. Divulgue!

Seja um parceiro

Faça a diferença para o Aquarismo Nacional!
Saiba Mais