O peixe-leão (Pterois volitans) é uma espécie originária do Indo-Pacífico, conhecida por sua beleza exótica e seus espinhos venenosos. Ele se tornou uma espécie invasora em várias regiões do mundo, incluindo o Caribe e o Brasil, onde não possui predadores naturais.
No Brasil, já é encontrado em quase todo o litoral. Ele e mais 4 espécies estão proibidos de importação pela portaria 102 de 2022 do IBAMA.
Após consulta ao IBAMA, foi confirmada que a pesca feita por pescador profissional habilitado para consumo ou para aquariofilia, pode ser realizada, o lojista ou o aquarista que adquirir esses peixes, deve solicitar a nota fiscal ao vendedor.
Existe previsão para criação de uma instrução normativa sobre a nocividade dessa espécie exótica invasora, mas que ainda está em debate e deve ser publicada este ano.
Ao adquirir um peixe leão você evita a morte de centenas de peixes nativos da costa brasileira e contribui para diminuir o impacto ambiental causado por eles.
Cuidado ao transportá-lo e durante a limpeza do aquário, Em caso de acidente, mergulhar o local afetado em água quente (tolerável) de 30 a 90 minutos, usar um analgésico e procurar um médico.
Nunca solte animais na natureza!